24 de set. de 2007

30 de Setembro - Manifestação contra as Touradas (com wrestling ao vivo!)


Campanha “Touradas. Não vás, não vejas, não mates”

Em nome do entretenimento e da tradição, todos os anos realizam-se em Portugal centenas de corridas de touros onde milhares de touros são torturados e por fim mortos.
Por detrás dos trajes e das rotinas, esconde-se a arte do ódio e da morte, do desrespeito e da insensibilidade.

O carácter de tradição ou de arte não justificam, no séc. XXI, a tortura e morte de um ser que tem a capacidade de sentir e sofrer, tal como os humanos.
O entretenimento de um povo é essencial mas não deve e não pode estar associado à tortura de um indivíduo que nele não deseja participar.
O sofrimento não pode fazer parte das nossas tradições.


A Associação Acção Animal iniciou em Junho deste ano uma campanha de sensibilização pelo boicote às corridas de touros em Portugal. Esta campanha está a ser concretizada em duas frentes com objectivos distintos.

A primeira, uma forte campanha publicitária que recorreu à ironia para expôr a incompatibilidade da continuação da existência de touradas num país que se quer mostrar civilizado e desenvolvido.
No filme realizado é provocada a comparação entre uma tourada e a tortura de uma pessoa que é apedrejada por uma multidão em fúria. Afirmamos desta forma que não é coerente ser contra uma forma brutal de sofrimento e morte mas não acabar com a outra.
Esta campanha tem tido uma óptima aceitação na internet, com o vídeo da campanha a ser visto mais de 30.000 vezes, contrastando com as várias recusas de exibição dos vários formatos tanto na imprensa como nas televisões.
O vídeo pode ser visto em:
http://www.youtube.com/watch?v=EzQ_NBV5Z4g

Outros formatos publicitários podem ser vistos em:
http://picasaweb.google.com/accaoanimal/AcOAnimalAntiTouradas


Complementando esta campanha publicitária e em colaboração com a Wrestling Portugal e a Associação GAIA, será realizado um evento pelo boicote às touradas no próximo dia 30 de Setembro pelas 17h na Alameda D. Afonso Henriques (Metro: Alameda).
Neste evento vários activistas irão aplaudir, vaiar e emocionar-se de uma forma original com o combate de luta livre, o que certamente também irá atrair a presença de muitos curiosos e seguidores fieís deste tipo de entretenimento.
Queremos com isto cumprir dois objectivos de extrema relevância, 1) o de chamar a atenção às pessoas, principalmente aquelas que vão às touradas ou que conhecem alguém que vai, que as touradas são eventos que, em nome do entretenimento, promovem o sofrimento, a tortura e a morte dos touros; e 2) o de pedir a quem rodeia estes aficionados que mostrem iniciativa para ir com estes a outros eventos desportivos ou lúdicos, mas que não provoquem a morte e sofrimento de animais. Desta forma, a luta livre é mostrada aqui como uma alternativa à tourada, tal como outros tipos entretenimento.

Porque todos unidos temos mais força, convidamos todas as pessoas, grupos e associações que se identificam com a oposição às touradas a estarem presentes neste evento.

---------------------------------
Retirado do fórum da Acção Animal

0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com