18 de set. de 2007

Vegans e Tubarões - parte II


No fim de semana passado li a crónica semanal 'O Sexo e a Cidália', de que tanto gosto. Apesar de não escrever por aí além, a Cidália tells it like it is e é muito divertida.
Esta última crónica era sobre veganossexuais (não sabia que existia o termo) e sobre uma reportagem da revista Visão sobre o assunto. A Cidália gozou um pouco com a cena, nomeadamente referindo que há muitas pessoas cujas fases de vegetarianismo/veganismo estão intimamente relacionadas com os parceiros amorosos que têm no momento. É claro que também acho isso gozável, embora não creia que seja o caso do casal visado pela Cidália e pela Visão.

Adiante.

Pelo que entendi, um veganossexual é alguém que, à partida, não se quer relacionar amorosamente com um carnívoro, nomeadamente porque depois se impõem questões logísticas, que é como quem diz, porque depois o vegan vai ter nojo de beijar a boca conspurcada do que come carne.

Pá, pelo que me parece, eu também sou dessas. E não estou a ver qual é o stress. Senão, vejamos: há pessoas que praticam activamente a escatologia, ou seja, volta e meia curtem comer cocó e beber ou levar com mijinho em cima. Da minha parte, não tenho nada a criticar nessa onda, não chateia ninguém. Mas será que o carnívoro comum conseguiria beijar a boca de um escatologista estando esta ainda manchada de castanho e cheirando a merda? Não me parece.

Então porque é que o vegan haveria de beijar de ânimo leve uma língua por onde minutos antes passara um cadáver? Isto para mim é muito simples: ou se é vegan ou não se é, e vegan que partilha a cozinha (e a cama) com um carnívoro não é vegan. Se for a ver a coisa bem vista, realmente não conheço nenhum que o faça. (Serão todos os vegans veganossexuais?)

Conheço, isso sim, alguns vegetarianos (= vegans a brincar) que realmente namoram ou coabitam com carnívoros. Mas esses são aqueles com que a Cidália goza. Quando o médico lhes diz "vai ter de comer peixe para ter uma alimentação equilibrada", essas pessoas nem hesitam. Em vez de procurarem um médico informado ou um nutricionista, partem logo para o supermercado em busca do precioso alimento. Tenho para mim que o fazem porque no fundo têm saudades de comer carne mas têm vergonha de o admitir. Isso é duplamente patético!
No ano passado, uma vegetariana que conheço engravidou, o médico disse para comer peixe e o que é que ela fez? Comprou carne de tubarão no Pingo Doce!!! ARGH!

Anyway, não tenho respeito por essa malta e nesse sentido estou com a Cidália. Não consigo respeitar aquelas gajas (porque são sempre gajas!) que são vegetarianas mas que cozinham carninha para os respectivos companheiros, guardam tupperwares com bifes junto à sua comida no frigorífico, etc. E quando mudam de namorado, se o outro se der ao trabalho de as convencer, põem o vegetarianismo para trás das costas.

Para mim é muito simples: assumindo que não somos irracionais, quando temos uma relação séria com outra pessoa sentimos afinidades a vários níveis, nomeadamente (e preferencialmente) a nível ético. Logo, sendo o estilo de vida vegan e o seu fio condutor moral tão diferentes dos de um carnívoro, a incompatibilidade é garantida.

A coisa só vai resultar se o elemente "verde" do casal for um desses vegetarianos totós que papa os grupos todos - literalmente :D . Se for um vegan, a probabilidade de conseguir levar o outro a mudar de dieta (seja pela conversa ou, muito simplesmente, por dar o bom exemplo) é elevada.

Não quero com isto diminuir os vegetarianos em deterimento dos vegans; a meu ver há os vegetarianos e os vegetarianos que são vegans in the making. Eu já fui assim e acredito que seja apenas uma fase de transição.

Mais informo que detesto a palavra vegan mas infelizmente tenho de a usar para fazer a distinção entre vegetarianos que, como a palavra indica, só comem vegetais e os outros vegetarianos que comem ovos e laticínios (e eventualmente uma postinha de pescada...)

0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com