12 de set. de 2007

Tubaroes

Ao ver as notícias de hoje na TV, deparei-me com o horror - que até hoje desconhecia - da pesca de tubarões. Ainda por cima em Portugal!! Depois de, com tristeza, ver que Portugal é o 3º país que mais tubarões pesca no mundo, foram apresentadas as imagens daquilo que fazem aos pobres bichos. Além da já de si criminosa pesca "convencional" (com redes, anzóis e outros instrumentos medievais), também os puxam para os barcos com arpões (!), cortam-lhes as barbatanas e atiram-nos de volta à água, mutilados e sem hipóteses de sobrevivência.
Julvaga eu estar no pico do horror, quando um amigo me liga, irado com o que acabara de ver na TV, e me conta que no Brasil existe muito a moda de fazer amuletos (...) com olhos de tubarão já secos. Ou seja, o método é o mesmo, só que em vez de um tubarão sem barbatanas, o que é devolvido ao mar é um animal cego.
Como é possível, pergunto eu, essas bestas que fazem esse trabalho dormirem à noite descansadas? Eu acho que não têm esse direito e, sinceramente, espero que morram mortes bem horríveis e que em vida sofram o mais possível.

Em todo o caso, cumprindo o meu dever de cidadã que acredita firmemente no poder do lobbying, fui ao site da Shark Alliance e informei-me mais sobre o assunto.
Existe também uma petição online endereçada à Comissão Europeia para travar estas práticas aqui.

Como em tudo na vida, acredito que devemos apenas viver com aquilo que necessitamos e tentar, em todos os momentos, causar apenas o impacto necessário (preferencialmente, o mínimo) no ambiente em que nos inserimos. Eu não sou religiosa, mas realmente a gula, a ganância e o excesso são indubitavelmente desnecessários. Não pode haver nada de positivo a derivar de tanta maldade.

tele_barbie

PS.: ao fazer uma busca de imagens de tubarões no Google, só vejo animais mortos ou enfiados em aquários. Foda-se...

0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com