15 de ago. de 2008

Tradição e antropocentrismo - parte 2

Creio pois que está clara a minha opinião sobre quem é do "deixa andar": são uns bananas. Ou pior - são estúpidos!

Diz o ditado que o pior cego é o que não quer ver. Pois claro. Não nos podemos esquecer que a grande maioria da humanidade é básica ao nível do pensamento. Não que as pessoas sejam por natureza pouco inteligentes - às tantas até são -, creio antes que fazem por não ver as coisas.

Quando confrontada com a minha posição sobre o veganismo ou sobre as touradas, ouço por vezes coisas bem rídiculas. Falo do veganismo porque, acreditem ou não, há sempre um palhaço a cada refeição que faço fora do seio familiar que faz comentários sobre o que eu como (ou antes, não como). Comentários assaz inteligentes do género "mas tem de se tirar o leite às vacas, caso contrário ficam com infecções". Normalmente opto por não responder.

Como é lógico, eu sei que a maior parte dos europeus bebe leite e come carne e se de cada vez que vejo alguém comer carne fosse tentar impingir o meu ideal de veganismo, não teria tempo para mais nada. Mas às vezes solto a minha veia pedagógica e explico: na verdade, as vacas estão sempre a dar leite porque os donos as estão constantemente a emprenhar para elas produzirem leite e vitelos. E sim, depois tem de se tirar o leite mecanicamente porque os vitelos foram todos para o matadouro e já não estão ao pé da mãe para mamar.
Ou seja, para que um gajo possa beber leite, há uma vaca que fica com as mamas cheias de pus por estar sempre ligada às máquinas e há um bebé que é tirado à mãe e comido.

Esta visão é dantesca. E é também verdadeira. E por ser tão horrível, é rapidamente posta de parte pelos meus interlocutores como sendo fantasiosa. O que é que eu esperava, que eles deixassem de beber o seu rico leitinho? E de comer o seu bolinho e a sua bolachinha, que tanta falta fazem à dieta de qualquer animal?

Eu sou realista. Eu sei que de acordo com a nossa tradição cultural judaico-cristã a gula é um grande pecado. Mas essa mesma tradição (essa e outras, infelizmente) impregnou os macaquinhos sem pêlo da ideia de que são os macaquinhos mais espertos lá do bairro. E que os outros são seus escravos.

Cá vai uma citação de um texto que foi escrito por um macaquinho sem pêlo para justificar aquilo em que todos os macaquinhos sem pêlo acreditam:

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra."
Genesis 1:26


Creio que é daqui que derivam aquelas ideias estabelecidas de que há certos animais que foram feitos para comer, outros feitos para nos fazer companhia e outros para lutar. Porque todos têm a sua missão na vida, sempre relacionada com servir a humanidade. A humanidade é que pelo meio já se deve ter esquecido de qual é a sua missão. Se calhar eu é que estou errada e a missão da humanidade é mesmo estar no topo de uma pirâmide a viver às custas do trabalho escravo e da exploração dos outros animais.

A suivre!

1 comentários:

Anônimo disse...

mto bem escrito! qdo a humanidade apreender a respeitar todas as formas de vida, chegaremos a algum lado. Até lá, faremos o q pudermos enquanto a maioria engorda com a crueldade e se engana a si própria.

ainda vem uma parte 3? :)

 

Blog Template by YummyLolly.com