14 de dez. de 2008

As Maravilhosas Nozes de Saponária!


As nozes de saponária são umas nozes oriundas da Índia que, em contacto com a água, libertam sabão natural. Li em vários sites que estas nozes servem para lavar roupa (pondo um saquinho no tambor da máquina, juntamente com a roupa), mas também para lavar o chão, a louça, o carro, etc.
Tive então um sonho profético: iria comprar as ditas nozes e toda a minha vida seria mais limpinha.
Fui então ao Quintal (mas poderia ter ido a outra loja qualquer visto que estão à venda em quase tudo o que é estabelecimento de produtos naturais) e hoje fiz a minha primeira experiência com a lavagem da roupa.
Pois não é que estas nozes lavam muito melhor que o detergente normal?
Não fazem espuma nem libertam qualquer cheiro. Mas a roupa sai limpíssima. Até experimentei misturar cores e nenhuma ficou alterada. Alguma da roupa estava bastante suja, com aquele sujo que normalmente não sai com o detergente. Mas desta vez, o sujo saiu.
Isto fez-me pensar que a espuma funciona sem dúvida como fogo de artifício e que o "cheirinho a lavado" mais não é que um cheiro intenso criado com o propósito de tentar asfixiar os cheiros que a roupa já possa conter (perfume, suor, etc).
Agora, a não ser que algum dia as minhas queridas nozes estejam completamente esgotadas, nunca mais uso detergente artificial.

*happy*
*clean*

7 comentários:

Rachelet disse...

E quantas nozes colocas por máquina? Dá para reutilizar as mesmas nozes?

Adriana Moutinho disse...

Ola!!

Fiquei bastante curiosa relativamente a essas nozes.. onde se podem comprar? :)

bárbara disse...

20g de nozes dão para uma lavagem e dá para utilizar as mesmas nozes 4 vezes. Normalmente vendem-se em saquinhos de 100g mas também vi à venda uns sacões enormes.

Indo ao site www.centrovegetariano.org, no menu lateral há um botão a dizer "Pontos de Venda" e aí há uma lista de várias lojas com nozes :)

Rachelet disse...

Não encontro os pontos de venda. No site tinham mesmo à venda (na oluna da direita, «Detergentes») 100g = 1,70... infelizmente, eu não faço compras online.
Mas deverá haver em qualquer ervanária, não?
E dizes que não mistura cores? Ora isso interessa-me deveras, que ando com uma série de cuecas cinzentas que um dia foram brancas. Mas como raramente tenho roupa escura que chegue para encher uma máquina...

bárbara disse...

Fazes o seguinte: pegas no teu namorado e leva-lo a jantar (ou almoçar) à Casa da Horta, na Ribeira, e aproveitas e compras lá um saquinho.
Vê aqui como ir lá ter:
http://casadahorta.pegada.net/
entrada/?page_id=14

Rachelet disse...

Ah eu conheço! Ainda no outro dia fui lá comer um hamburguer (embora eu fosse mais filadanas empadinhas, mas já não tinham...). Eles vendem coisas do comércio justo, não é?

bárbara disse...

Yeps.

 

Blog Template by YummyLolly.com