"De 19 a 24 de Janeiro decorrerá “A Semana da Leishmaniose”, iniciativa do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLeish), e que prevê a realização de uma rastreio a 3 mil cães, em 53 cidades, de forma a determinar a prevalência da leishmaniose canina em Portugal. Este é mais um passo dado para atingir o grande objectivo do ONLeish, que conta com o apoio da Intervet Schering-Plough, e que é a criação de uma rede de vigilância epidemiológica a nível nacional. O estudo tem como finalidade imediata o levantamento da seroprevalência da doença para, no futuro, a poder prevenir e diagnosticar precocemente.
O rastreio, que é gratuito para os donos dos animais, será realizado em 130 clínicas veterinárias de todo o país, e permitirá a recolha de um número mínimo de 3 mil amostras que, posteriormente, serão encaminhadas para o laboratório do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Causada por flebótomos, a leishmaniose canina é uma doença crónica que causa a morte do animal se não tiver tratamento."
in Veterinária Actual
18 de jan. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário