A Fundação Trepadeira Azul, uma ONG da zona da Guarda, está actualmente a promover uma petição para proibir o licenciamento de zonas de caça dentro dos parques naturais incluídos na Rede Natura 2000.
Para clarificar a questão, passo a transcrever parte do texto da petição:
O maciço da Serra da Estrela foi classificado como Parque Natural pelo Decreto-Lei n.o 557/76, de 16 de Julho, dado tratar-se de "uma regiaão de caracteriística económica de montanha" onde subsistem "refúgios de vida selvagem e formaçõess vegetais endémicas de importaância nacional".
[...]
Por esta ordem de razões, o PNSE (Parque Nacional da Serra da Estrela) está integrado no Programa Comunitário Rede Natura 2000, no contexto do qual se atribuem especiais responsabilidades ao Estado Português na promoção e protecção destas áreas já de si legislativamente protegidas.
Acontece, porém, que, nas zonas integradas na Rede Natura 2000, nomeadamente na área incluída no PNSE, existem zonas de caça, associativas e municipais, que estão licenciadas pelo mesmo Estado que está legalmente incumbido de proteger os Parques Naturais.
Agora que já percebemos do que se trata, podemos fazer o download da petição e imprimi-la para depois a enviar preenchida e através dos correios até à Fundação Trepadeira Azul.
Atenção: é vital que os dados estejam correctamente preenchidos (sim, o nome completo e o BI são essenciais) e que as folhas estejam impressas na frente e no verso. Casa página dá para sete assinaturas.
Caso algum leitor da zona do Porto esteja interessado em assinar mas não queira imprimir a petição, informo também que a Associação ANIMAL tem todos os sábados de manhã uma banca informativa na Rua de Santa Catarina onde está também a recolher assinaturas.
[fotografia retirada do blog da Fundação Trepadeira Azul]
30 de mai. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário