9 de fev. de 2010

Valongo

3 comentários:

Ibirá Machado disse...

Só por fim de semana? Comassim?

bárbara disse...

Aqui em Portugal a maioria das cidades tem canis municipais (basicamente onde muita gente abandona os seus animais e também o local para onde vão os cães recolhidos na rua).

A maioria desses canis abate os cães ao fim de 8 dias, não fazendo qualquer tipo de promoção dos animais com vista à adopção.

No entanto, há algumas cidades ondes os funcionários do canil se esforçam por dar uma nova oportunidade aos cães e gatos e em vez de os matar fazem campanhas como esta.

A ideia é que ao serem levados aos fins de semana para casa, estes cães possam ter uma vida menos triste do que só no canil e fiquem também habituados a estar em casa e a passear na rua. A ideia foi do veterinário municipal de Valongo, que reparou que muita gente tem receio de adoptar cães nos canis por achar que vão fazer xixi em casa, roer as coisas, etc.

Acredita, Ibirá, arranjar uma FAT (família de acolhimento temporário) é quase impossível! A maioria das pessoas não quer saber... Pode ser que se for só aos fins de semana resulte.

Já agora, isso aqui também é feito com crianças para adopção. Se quiseres podes acolher crianças para adopção em tua casa aos fds para elas pelo menos terem alguma sensação de pertença e de família enquanto não são adoptadas.

Ibirá Machado disse...

Poxa, são ideias interessantes... aqui as cidades também têm seus canis municipais (as maiores) e, ao menos em SP, o Centro de Controle de Zoonoses (onde fica o Canil Municipal) vacina, castra e vermifuga os cães e gatos para deixá-los plenamente aptos à adoção. Que eu saiba, o abatimento já não ocorre. Na página do CCZ (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/) isso tudo é bem explicado, além de a prefeitura de SP ter também o programa PROBEM, para divulgação da campanha (http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem/).

 

Blog Template by YummyLolly.com